FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Desembarque africano no velho continente

Da África do Sul despontou, entre os 60/70, um importante grupo de músicos que se ligariam à cena free/improv europeia. Em busca de refúgio em meio a um período de conturbações sócio-políticas, muitos músicos desembarcaram no velho continente, especialmente em Londres: o baterista Louis Moholo, o pianista Chris McGregor (que liderou o famoso grupo Brotherhood of Breath), Johnny Dyani no baixo, Dudu Pukwana no sax: a lista é extensa. Dentre esses, circulava também o baixista Harry Miller (1941-1983).

Em sua relativamente curta vida, interrompida por um acidente de avião na Holanda, Miller acompanhou Peter Brotzmann, Keith Tippett, Alan Skidmore, Han Bennink, Mike Osborne, John Surman, além de se apresentar e gravar como líder.


Para realizar In Conference, captado em 1978, Miller convocou seu conterrâneo Moholo, o inglês Keith Tippett e o saxofonista alemão Willem Breuker. Os dois lados do álbum revelam dois momentos de audição distintos e o encontro de dois mundos. No lado A, música instrumental com uma pegada mais viceral e intensa, onde se destacam os sopros de Breuker e Watts; no B, sons mais etéreos (interrompidos, algumas vezes, pelos ataques dos sopros), acompanhados pelas delicadas vocalizações de Julie Tippetts _que, em alguns momentos, ecoam sonoridades do genial Hermeto Pascoal.

Desconhecia esse In Conference há até pouco tempo. Encontrei o disco perdido em uma pilha de usados a R$ 10 em um sebo do centro de SP _como será que terminou ali? O álbum foi originalmente lançado pelo selo Ogun, que teve importante papel na divulgação de trabalhos de músicos sul-africanos e ingleses. O selo foi criado pelo próprio Miller, junto com Moholo e McGregor. Em CD, In Conference foi resgatado como parte de um box especial em homenagem ao baixista, lançado em 99, que saiu no ano de comemoração dos 25 anos do Ogun.




A1 Traumatic Experience 12:55
A2 Orange Grove 7:50

B1 Dancing Damon 11:10
B2 New Baby 6:19
B3 Traumatic Experience Closed 1:24




Harry Miller: bass
Willem Breuker: clarinet bass, soprano, tenor
Louis Moholo: drums
Keith Tippett: piano
Trevor Watts: soprano, alto
Julie Tippetts: voice

Recorded at Redan Recorders, London on 27 January 1978

Um comentário:

fabricio vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.