FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O discreto Barry Altschul

Ainda na década de 60, o baterista Barry Altschul se juntou ao grupo do pianista Paul Bley, com quem realizou seus principais trabalhos no período. Sua carreira ganharia novo capítulo relevante com a virada dos 60/70 quando, ao lado de Chick Corea, Dave Holland e Anthony Braxton, fundou o grupo Circle, um dos clássicos da música free/improvised daqueles tempos áureos. Nascido em 1943 em NY, o percussionista teve seu momento de maior destaque exatamente nos 70s, quando gravou álbuns e excursionou com Sam Rivers, Alan Silva, Roswell Rudd, Dave Liebman, Andrew Hill, Sonny Criss, Lee Konitz... A trajetória de Altschul perderia fôlego nos 80, até praticamente se silenciar nos 90. Bom que nos anos recentes o veterano músico decidiu resgatar suas baquetas e formou o interessante trio FAB, ao lado de Billy Bang e Joe Fonda, com o qual tem gravado principalmente para o selo CIMP.


Para You Can't Name Your Own Tune, de 77, que é um de seus primeiros e poucos álbuns como líder, Altschul escalou alguns dos grandes do período. No piano, Muhal Richard Abrams, líder e fundador da mítica AACM (Association for the Advancement of Creative Musicians); nos sopros, Sam Rivers e George Lewis; para o baixo, Dave Holland. Com essa trupe, impossível não sair uma sessão de grande estilo. Sam Rivers se reveza nos sax tenor e soprano, além da flauta. Holland, fora o usual baixo, destaca-se no celo (que muito executava na época). Para quem achar Altschul um pouco discreto demais para um líder _especialmente para um líder-baterista-free, do qual se espera, a priori, uma pegada mais muscular ou acelerada_, ele oferece uma faixa solo, “Hey Toots!”, onde pode ser melhor apreciado.

1: You Can’t Name You Own Tune 7:56
2: For Those Who Care Altschul 4:59
3: Natal Chart 3:47
4: Cmbeh Abrams 6:18
5: Hey Toots! 5:13
6: King Korn 4:43

*Barry Altschul: dums, percussion
*Muhal Richard Abrams: piano
*Sam Rivers: tenor, soprano, flute (2)
*George Lewis: tombone
*Dave Holland: bass, cello

Recorded on February 8 and 9, 1977, at Rosebud Studio, New York

Um comentário:

fabricio vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.