FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Guitarra e noise (from Japan) II

A guitarra foi o último instrumento que me interessou no campo jazzístico. De Jim Hall a Joe Morris, sempre achei que, sem ignorar a relevância do legado desses músicos, faltava algo. E longe de mim estar interessado em virtuosismo. O que faltava era a exploração ruidosa e a liberdade cacofônica encontrada nas guitarras de 'My Blood Valentine', 'The Jesus & Mary Chain', 'Spacemen 3' e 'Les Rallizes Denudes'. Até que um dia chegou às mãos uma cópia de "Mass Projection", duo de Kaoru Abe e Masayuki Takayanagi, gravado em 1970 _disponibilizado por aqui a quem quiser conhecer. Estava ali a guitarra que eu buscava no campo free. Takayanagi mostrava naquele álbum um caminho diferente do que seria contemplado por caras como Sonny Sharrock e James “Blood” Ulmer. Nada de blues, nada de rock: Takayanagi cavoucava outras trilhas, fazendo de seu instrumento um meio de desbravar a liberdade total oferecida por cordas, pedais e amplificadores.

O guitarrista japonês pertence aquele grupo de músicos que não abrandam sua pegada com o tempo. Quem ouvir criações suas gestadas em mais de duas décadas _ele morreu em 91_ encontrará sempre uma visada radical. Takayanagi começou a tocar ainda na década de 50 (nasceu em 32) tendo, até parte dos 60, participado de grupos com sons menos avant. Todavia, após tomar o rumo que o levaria a se tornar um dos pais do noise, não retornou mais. Em alguns de seus álbuns é possível encontrar faixas improv com toques menos agressivos. Mas esse, definitivamente, não é o caso de Mass Hysterism: In Another Situation.


Fruto do encontro de Takayanagi com o também guitarrista Akira Iijima e o baterista Hiroshi Yamazaki, 'Mass Hysterism' é noise e free improvisation, música abstrata sem pausa ou descanso para os ouvidos. São quatro faixas, mas não há interrupções ou cortes (aconselho gravá-las/escutá-las sem pausa, sendo a melhor forma de captar a proposta do álbum). Yamazaki, verdadeiro machine gun, cria uma base de sequencialidade ininterrupta sobre a qual (e com a qual) as guitarras deslizam suas massas de ruídos. Verdadeiro tour de force, Mass Hysterism: In Another Situation mostra o porque de Masayuki Takayanagi ser um dos pilares da free guitar.

Tracklist
1. Mass Hysterism I 10:01
2. Mass Hysterism II 10:08
3. Mass Hysterism III 9:56
4. Mass Hysterism IV 10:29

Masayuki Takayanagi - electric guitar
Akira Iijima - electric guitar
Hiroshi Yamazaki - drums, percussion

*Artwork by [cover art] - Yoko Hase

Recorded live at Kid Ailack Hall, August 14, 1983

2 comentários:

fabricio vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Um disco para se gastar a agulha! Excelente post, abs.