FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

sábado, 29 de maio de 2010

Anotem: Virginia Genta

Esqueçam Christian Scott, Esperanza Spalding, Robert Glasper e outras new faces incensadas por aí: e anotem esse nome:
Virginia Genta.
Nascida na Itália em 1984 _tem 25 ou 26 anos, não descobri o mês exato_, Ms. Genta tem feito miséria com seu sopro: digo que nunca escutei uma mulher tocar com tanta potência e de forma tão visceral (sorry Barbara Donald, sorry Matana Roberts...). Tendo o tenor como instrumento principal, se arrisca por soprano, barítono, alto e flauta.

Virginia Genta iniciou sua jornada em 2003, ao lado de seu sempre parceiro David Vanzan (baterista). Dividem o 'Jooklo Duo' _palco de suas investidas free mais ariscas. Trabalham também em outros projetos, como o Neokarma Jooklo Trio (versões Sextet/Octet) e o Golden Jooklo Age, no qual lidam com sonoridades e instrumentos de sopro e percussão de visada oriental, leituras modernas que dialogam com experiências afins dos 60/70 (Alice Coltrane, Pharoah Sanders etc.).

A discografia da saxofonista tem se expandido rapidamente _já são quase 30 títulos. Curiosamente, não são poucas as inscrições do tipo “1side LP”, “10" Vinyl”, “cdr” e até “tape” _o que demonstra como essa discografia tem sido construída (ps: quando vi ‘1side LP’ me lembrei de discos punks nacionais dos 80, como ‘Tropa Suicida’ (lado A) e ‘Kaos 64’ (lado B)).

Em 2008, a saxofonista abriu alguns shows do Sonic Youth na Itália. Excursionando muito por EUA e Europa, já subiu ao palco ao lado de Paul Flaherty, Sonny Simmons, Daniel Carter, Sabir Mateen, Famodou Don Moye e Raymond Strid.

Apresentamos primeiro o Jooklo Duo no álbum Free Serpents, gravado em dezembro de 2006. Energia ao extremo: difícil melhor cartão de visitas ao trabalho de Ms. Genta. Um punhado de faixas curtas e sem título, sax e bateria, no melhor esquema free jazz.


*Virginia Genta- tenor and baritone sax
*David Vanzan- drums

rec. Dec. 2, 2006 by Maurizio Abate


Para completar, outro duo. Dessa vez, Virginia é acompanhada do baterista Andrew Barker (conhecido por suas aparições na Little Huey Creative Music Orchestra, de William Parker, e recentes parcerias com Daniel Carter). Pressure é o nome do disco e traz uma gravação de 2008.



Vinyl, 12", Single Sided

1 Pressure I
2 Pressure II
3 Pressure III

*Virginia Genta: saxophone tenor
*Andrew Barker - drums

Recorded, Edited, Mastered By - David Vanzan
Live session (not a concert) recorded at O Seculo, Lisbon, on October 27th, 2008.
Limited edition of 115 numbered copies

2 comentários:

kike disse...

Estimado Fabricio,

obrigado por compartir esta nueva figura para mi. Tu blog es excelente!

¿Puedes subir en otro hosting el duo JD? Parece que hay problemas con el link.

Could you please upload in another host-service? because there's a problem with JD's link.

muito obrigado,
Kike.

fabricio vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.