FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Big sounds: Shibusashirazu Orchestra


O espírito espetaculoso da Sun Ra Arkestra segue vivo _e não se trata aqui de sua versão pós-Ra que se mantém em atividade. É do Japão que vem uma big band em alta voltagem, não apenas sonora, mas também performática: Shibusashirazu Orchestra. Se o free jazz é latente, outras sonoridades (groove, fusion, folk music, rock) ecoam incessantemente, criando um espectro de referências múltiplas difíceis de serem desmembradas. E, junto à força instrumental, o campo visual é tomado por artistas e dançarinos: de butô a performers contemporâneos, a trupe Shibusashirazu apenas atinge sua ebulição máxima no palco nesse misto de som/gesto/visual/espetáculo.

Foi na virada dos 80/90 que o baixista japonês Daisuke Fuwa começou a reunir a Shibusashirazu Orchestra. Fuwa (principal responsável pelas criações do grupo) aponta o free jazz como ponto nevrálgico, mas destaca também a relevância das cenas punk e no wave em suas referências.
“Our lineup consists of about 20 musicians, as well as singers, butoh-dancers, groovedance girls, artists and actors/JapTrad performers. In addition we turn the stage itself into a piece of art with live painting, japanimation screens, stage decoration, and balloon creatures”, diz Fuwa, explicando a estrutura do grupo.

As criações da Shibusashirazu carregam algumas marcas constantes, como as faixas que nascem a partir de grandes blocos instrumentais, com os sopros espremendo um tema repetidamente, até que solistas diversos se alternem em passagens de maior impacto free. Somente quem já viu a Shibusashirazu no palco pôde apreender de todo sua energia. Para quem não se deparou com tal oportunidade, resta degustar sua intensa música.



ShibuSai (1997)

1 Tsuki e no Tabiichiza 1:36
2 P-chan 8:47
3 Lion 17:00
4 Reiji no Tēma 8:44
5 Balthazar 11:11
6 Sorimachi Kirō 13:02
7 [untitled track] 10:23




ShibuRyu (1999)

1 Barthasar 9:45
2 Skirmishing Undies 5:48
3 Sally 9:01
4 Stechiki 3:10
5 Tenbin 14:43
6 Starfield 3:37
7 Violence Hibana 13:20
8 Da Da Da 12:29


---------------------------------
**Alguns dos mais atuantes membros da Shibusashirazu nos 90:

*Daisuke Fuwa: leader, conductor, bass
*Yoichiro Kita: trumpet
*Yutaka Ohara: trombone
*Nobuhiro Nakane: trombone
*Yutaka Ota: alto sax, ryuteki
*Yoshiyuki Kawaguchi: alto sax
*Hiroaki Katayama: tenor sax, baritone sax
*Tetsu Hirosawa: tenor sax
*Ryuichi Yoshida: baritone sax
*Yuji Katsui: violin
*Takayuki Kato: guitar
*Ryoko Maruyama: keyboards
*Shiro Onuma: drums
*Yasuhiro Yoshigaki: drums
*Ayako Sasaki: vocal
*Midori Yoshioka: vocal

Um comentário:

fabricio vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.