FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

As muitas parcerias de Brötzmann

Ninguém pode acusar Peter Brötzmann de se repetir: de tempos em tempos, o lendário saxofonista alemão aparece com um projeto novo, sempre dialogando com novos parceiros e formações variadas. Em anos recentes, os trios “Full Blast” (com baixo elétrico e bateria) e “Sonore” (apenas com sopros, ao lado de Ken Vandermark e Mats Gustafsson) estiveram entre seus mais constantes grupos _paralelamente, é claro, a outras parcerias.

Na virada dos anos 90/00, enquanto o importante quarteto “Die Like a Dog” ia saindo de cena, Brötzmann se associou a dois músicos escandinavos, com quem gravou na época quatro álbuns. Eram eles o baterista sueco Peeter Uuskyla (com quem voltou a trabalhar em outras ocasiões) e o baixista/guitarrista dinamarquês Peter Friis Nielsen. Esse trio, que gravou “Noise of Wings”, “Flying Feathers”, “Medicina” e “Live at Nefertiti”, parece hoje uma versão menos 'rocker' e menos 'power' que o “Full Blast”. Não que soem ‘suaves’, mas não alcançam toda a vitalidade do trio mais jovem. De qualquer forma, como podemos ouvir nesse “Live at Nefertiti”, não faltava força ao conjunto. O que parece, em alguns momentos, é que baixista e baterista estavam um pouco intimidados pela presença grandiosa de Brötzmann (o que não ocorre com seus pares do “Full Blast”). Sorte para os ouvintes que o saxofonista alemão estava com gás total, mantendo elevada a temperatura da apresentação.


*Peter Brötzmann: sax [tenor], clarinet, tárogató
*Peter Friis Nielsen: bass [electric]
*Peeter Uuskyla: drums

1: Nidhog 1 (7:40)
2: Nidhog 2 (8:24)
3: Third Sun (20:29)
4: Nidhog 3 (11:36)
5: Off Sight (9:27)
6: Nidhog 4 (13:35)

Recording Date: Mar 13, 1999

4 comentários:

fabricio vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
roman disse...

gracias por la buena musica que posteas en este maravilloso blog.

saludos

Anita disse...

Retribuindo a visita. E... aproveitando para aprender um pouco mais sobre boa música.
Abraços.

fabricio vieira disse...

retornem sempre!
enjoy!