FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

That Nigger Music

A idéia era começar a abordar alguns trabalhos dos músicos que estarão no país em setembro. Mas, procurando algo na estante para ouvir ontem, acabei por resgatar esse raro e fantástico exemplar: “Les Oubliés de Jazz Ensemble: Playing ‘That’ Nigger Music”.

É difícil encontrar informações sobre o álbum. Quando alguém se lembra dele, é muito mais pela participação de Sonny Simmons e Barbara Donald no grupo. Apesar de, sem dúvida, serem eles as principais referências, apenas o baterista William “Smiley” Winters é destacado na capa do álbum. Ou seja, se alguém comandou essa sessão, de 1972, foi Winters.

O disco começa com uma longa introdução conduzida pelo canto-fala de Marie Braure, acompanhada apenas por baixo, bateria e piano elétrico. Somente passados oito minutos, os instrumentos de sopro entram em campo, ecoando o tema cantarolado por uma voz masculina. Como logo dá para sentir, não se trata de um trabalho pesado; o conteúdo é muito swingante e sedutor, sem longos solos ou intensidade free.

Esse é um daqueles discos que não dá para entender o porquê de nunca ter sido reeditado (houve apenas versões, trechos do álbum, que apareceram em coletâneas dedicadas a “Smiley” Winters).


August 1st, 1972. Sierra Sound Studios, Berkeley, USA

Side "A." The Introduction / Nigger-UR-AH-Musician
Side "B." Persona non Grata / Just for "Smiles" / Quelle Est Votre Raison D'Etre / Winters Gitting Righteously Down

*William “Smiley” Winters : drums, conductor
*Sonny Simmons : alto and tenor saxophones, English horn
*Barbara Donald : trumpet
*Marie Braure: spoken introduction
*Sugar Ree : voice
*C.L. Jones : tenor saxophone
*Sonny Lewis : tenor saxophone, flute
*Jules Rowell : trombone
*Ed Kelly : electric piano
*Ray Drummond : bass
*Melvin Simmons : bass

8 comentários:

fabricio vieira disse...

http://www.mediafire.com/?fqvsl02jhzcaycw

roman disse...

gracias!, es un gran disco.

fabricio vieira disse...

roman, esse realmente é um grande álbum que, ao invés de se tornar objeto de culto, permanece no ostracismo... infelizmente...

roman disse...

fabricio, desgraciadamente mucha gran musica negra sigue siendo desconocida, pero gracias a esfuerzos como el tuyo, esta saliendo a la luz.
sigue adelante/
saludos

yusef33 disse...

WOW!!!!! I've been looking for this recording for 3 years. Gracias por compatir, lo agradesco y aprecio siempre....

fabricio vieira disse...

enjoy!

Anônimo disse...

MANY, MANY, MANY Thanks!!!

Inez disse...

Great!