FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ajudando a entender as composições

Para os que se interessaram, mas ainda não tiveram a oportunidade de folhear os livros sobre a obra de Anthony Braxton há pouco citados (lembro que ainda têm outros dedicados ao trabalho do músico), existe um interessante texto de Mike Heffley que serve de boa intro a esse universo.

Escrito originalmente como liner notes para uma coletânea dos álbuns gravados por Braxton para o selo Arista, o texto de Heffley _bem recente, de 2008_ aborda a música do saxofonista especialmente nos 70s. Além de um painel mais geral, o autor se detém com maior apuro em discos como ‘New York Fall, 1974’, ‘Five Pieces (1975)’, ‘The Montreux/ Berlin Concerts’ e ‘Creative Orchestra Music 1976’, esmiuçando e clarificando o desenvolvimento de suas composições. Interessante que, apesar de serem apenas liner notes, se estendam por algumas dezenas de páginas _prazerosa e informativa leitura.

notes

Nenhum comentário: