FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

sábado, 18 de dezembro de 2010

Panegírico (um silêncio indesejado)

O mundo da free music sofreu, em poucos meses, a perda de alguns de seus mais criativos nomes. Todos veteranos dos tempos áureos do free jazz, tinham em comum o fato de serem reedmen: no saxofone, Fred Anderson, Marion Brown, Willem Breuker e Noah Howard; no trompete, Bill Dixon. Suas mortes concentraram-se entre junho e outubro de 2010; todas noticiadas de forma ligeira, distante da relevância que cada um teve para a Música. Mesmo por aqui, suas perdas foram tratadas superficialmente. Agora, um pouco de justiça à memória de cada um deles: nos próximos dias, daremos destaque especial a esses instrumentistas geniais e suas obras.


E 2010 não foi uma triste exceção: os anos recentes foram bastante sensíveis no que se refere à perda de personagens relevantes da free music. Muitos esquecidos, outros retirados da cena musical por falta de opções, esses personagens ao menos serão sempre recordados por aqueles que compreendem e necessitam de suas singulares criações artísticas.
R.I.P.

**2010**
*Fred Anderson
*Marion Brown
*Noah Howard
*Bill Dixon
*Willem Breuker

**2009**
*Rashied Ali
*Norris ‘Sirone’ Jones   
*Joe Maneri

**2008**
*Jimmy Giuffre
*Prince Lasha
*Fred Hubbard

**2007**
*Alice Coltrane
*Max Roach
*Leroy Jenkins
*Paul Rutherford
*Andrew Hill
*Don Ayler

Nenhum comentário: