FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

domingo, 5 de dezembro de 2010

Um pouco de K. Vandermark - III

Duos com bateristas não representam uma novidade na trajetória de Ken Vandermark. Seu mais habitual e constante companheiro nessas investidas é o norueguês Paal Nilssen-Love, com quem lançou “Chicago/Milwaukee Volume” (2010), “Seven” (2006) e “Dual Pleasure” (2002/2004). Um pouco antes, o saxofonista já havia testado o formato ao lado do britânico Paul Lytton. E, mais recentemente, convocou Tim Daisy para trabalhar em duo.

O baterista Tim Daisy chegou à Chicago em 1997. Nascido em Waukegan (Illinois), no ano de 1976, Daisy primeiramente se aliou ao saxofonista Dave Rempis, que se desvendaria como sua ligação com o universo de Vandermark. Em 1999, Vandermark necessitou de um baterista para tocar em um concerto que havia organizado em homenagem a Ornette Coleman. Rempis levantou o nome do jovem Daisy, que acabou sendo escolhido. Após esse evento, Daisy ficou na órbita de Vandermark e, em 2002, acabou por assumir as baquetas, no lugar de Tim Mulvenna, no “The Vandermak 5”. Paralelamente aos trabalhos com Ken, Daisy tem tocado diferentes projetos, com destaque para o trio “Vox Arcana”, ao lado do clarinetista James Falzone e do celista Fred Lonberg-Holm.

Entre 2006 e 2008, saxofonista e baterista andaram excursionando em duo, sendo gravadas algumas performances. Um desses concertos apareceu sob o título “August Music”, tendo sido captado em agosto de 2006, no “Empty Bottle”. O álbum recebeu apenas uma versão “self released”, limitada e vendida na turnê que o duo realizou em 2007. O resultado é bem diferente do obtido com Nilssen-Love, tendo uma pegada menos robusta e explosiva. Mas é exatamente nessa diferença que o interesse pelo disco aumenta. Dá para notar como Vandermark realmente faz de seus trabalhos diálogos, nos quais a intenção não é a de brilhar solo, mas sim de criar momentos de interação e compartilhamento com seus parceiros.


August Music

1. Study for Mural
2. Half the Population
3. Hover
4. Red Box
5. Boiled and Fumed
6.
2000 Hours

 
KvTd

Recorded Live at the Empty Bottle, Chicago, IL. , August 1st, 2006.
Limited edition of 200; sold on the duo’s summer 2007 U.S. tour



2 comentários:

thiagosax disse...

muito massa, não conhecia esse cara...

se você estiver em são paulo por esses tempos, vai lá no Espaço +Soma (R. Fidalga, 98 - Vila Madalena) pra conhecer o trabalho do meu trio, Marginals.

tamo fazendo um som completamente free, bem interessante.

grande abraço - favoritei o blog

fabricio vieira disse...

bom saber que tem mais 'free' acontecendo nas redondezas. Quando tiver material para divulgar, entre em contato que estamos aqui para fortalecer a boa música. abs,