FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Encontro de gerações


Se há um veterano do free jazz que tem se envolvido em diversos projetos e parcerias com músicos da nova geração é Joe McPhee. Aos 71 anos, McPhee, que começou a tocar ainda na década de 1960, mantém-se em extrema atividade, compartilhando trabalhos recentes com figuras bem mais jovens, como Paal Nilssen-Love, Mats Gustafsson, Jay Rosen e Jeb Bishop. Um de seus interessantes encontros ocorreu em dezembro de 2010, quando se apresentou na rádio WFMU ao lado da guitarrista Mary Halvorson. 

Na ativa na cena nova-iorquina desde 2002, Mary Halvorson estudou jazz na Wesleyan University, centro acadêmico muito ligado ao nome de Anthony Braxton. E, como era de se esperar, a jovem guitarrista teve a oportunidade de tocar e gravar com mestre Braxton em diferentes oportunidades. Já senhora de um estilo muito pessoal, Mary tem comandado seus próprios projetos. Além dos duos com a violista Jessica Pavone, a guitarrista tem deixado sua marca como líder, como atestam os álbuns “Saturn Sings”, que saiu em 2010 sob a rubrica Mary Halvorson Quintet; e “Dragon’s Head”, do Mary Halvorson Trio, de 2008. Soma-se a seu currículo colaborações com nomes conhecidos da cena free: Assif Tsahar, Tim Berne, Peter Evans, Marc Ribot, Taylor Ho Bynum –apenas para citarmos alguns.

Tendo a livre improvisação como eixo, a guitarrista também tem cuidado de sua faceta de compositora. Seu dedilhado passeia mais pelas trilhas de Derek Bailey e Joe Morris do que de Sonny Sharrock ou Masayuki Takayanagi. Mas, importante frisar: Mary Halvorson soa mesmo é como Mary Halvorson e merece ser descoberta por quem ainda não foi apresentado à jovem. Ao lado de Joe McPhee, nesse encontro inspirado, a guitarrista mostra seu domínio e intimidade com as cordas. Fica a expectativa de repetições da fina parceria no futuro...

1. Track 1 (6:00)
2. Track 2 (3:56)
3. Track 3 (8:31)
4. Interview (10:17)
5. Track 5 (8:10)

duo 

*Mary Halvorson: guitar
*Joe McPhee: reeds

Recorded live at WFMU Radio, Dec. 15, 2010.

Um comentário:

José Luis disse...

Muchas gracias por tu visita.

Me gusta el Jazz en muchas de sus formas, pasaré por aquí con más tiempo para leer toda la información que compartes.

Quiero hacer un blog de música pero aún no sé bien como enfocarlo, cuando esté en marcha lo enlazaré con el de fotografía.

Saludos.