FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ada Rave apresenta seu novo trabalho

Ontem fui surpreendido com uma mensagem que Keith Helt, do netlabel Pan y Rosas, de Chicago, me enviou. Keith avisava que havia acabado de lançar o mais recente trabalho da saxofonista argentina Ada Rave, “La Continuidad”. Pelo que Ada havia dito anteriormente, esperava que o disco aparecesse apenas lá para o final do ano: mas já está no ar para ser apreciado por todos interessados na música atual que tem sido realizada na Argentina. Acompanhada de seu quarteto, Ada exibe-se como compositora e improvisadora, mostrando a beleza e maturidade de seu trabalho por meio de 10 faixas de pegada ampla, que dão pistas de suas (p)referências e pontos de interesse artísticos.

O grupo comandado pela saxofonista começou como trio em 2009, adicionando a guitarra de Wenchi Lazo (coautor do interessantíssimo álbum “Cacerola”, com o cornetista Enrique Norris) no ano seguinte. Este disco de estreia foi gravado em junho passado. À abertura em marcado modo free jazzístico (“Tomatelo con Soda”), La Continuidad destila sequencialmente faixas com perfis variados, onde temos: o toque mais abstrato de “El modo y la ética braxtono”; a introspecção de delicada fatura de “No te olvides de las cosas sencillas”; o sabor bopiano de “Baila com Monk”; além de uma releitura do clássico “Out to Lunch”, de Eric Dolphy. No final, estampa-se um painel coerente, coeso e bem desenhado, saboroso em sua proposta e realização, que mostra que a música de Ada Rave está pronta para se espalhar por aí, bem além das fronteiras argentinas...
(Ps: está na hora de alguém convidá-la para estrear em solo brasileiro!)


*Ada Rave: tenor, alto, soprano
*Wenchi Lazo: guitar
*Martín de Lassaletta: bass
*Martín López Grandes: drums

Recorded at ION Studio, Buenos Aires, 2 june 2011.

3 comentários:

Henrique Tonin disse...

Excelente. Gosto muito da Ada Rave, qie conheci aqui, inclusive. Já esperava com uma certa ansiedade por esse álbum e gostei muito dele.

Tomara que alguém a traga para trocar no Brasil. Vai ser lindo...

Obrigado mais uma vez pelo textos e pela música, Fabricio.

fabricio vieira disse...

Valeu, Henrique. Ainda nesta semana devo trazer uma entrevista com ela.
E se tem músicos que dá para trazer para tocar no Brasil sem muitas dificuldades (financeiras, agenda etc.) são os argentinos. Do jazz ao free, não faltam bons nomes por lá. Não sei porque ninguém se tocou ainda...

la brujaMar disse...

bienvenido al taller de la brujaMar, hermosa tu página, un sitio fantastico, felicitaciones y muy buena elección de intérpretes, saludos desde Buenos Aires!