FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

sábado, 29 de outubro de 2011

As cirandas livres do FLAC

É chegada a hora do palco. Após a brilhante série “Improvisações”, em três volumes, o duo FLAC apresenta seu novo trabalho, “Cirandas Brasileiras”: e o lançamento será ao vivo, amanhã na Serralheria. A dupla do ABC paulista, amparada em sax e bateria, protagoniza com esse álbum mais uma página sonora de grande ebulição, que vai aos poucos fazendo de sua fresca jornada (os trabalhos começaram em 2010) um capítulo de relevo na marginalizada free music local.



Para compor este “Cirandas Brasileiras”, o duo mais furioso da nossa cena instrumental decidiu explorar novas perspectivas, mas sem perder a marcante potência de sua primeira trilogia. Partindo do mesmo estímulo que inspirou Ivo Perelman a realizar seu disco “Ivo” (1989), o FLAC resolveu investigar temas do cancioneiro popular e infantil, desconstruindo peças como “Atirei o Pau no Gato” e “Cai Cai Balão” (veja video). Mas não se trata aqui de simples visitas instrumentais a canções cujos versos pertencem à memória coletiva e afetiva da massa brasileira. O que Flávio Lazzarin (bateria) e André Calixto (saxes) buscam, tateiam e alcançam são criações quentes e únicas, livres de relações diretas entre ponto de estímulo e produto concretizado. Nada de citações desnecessárias, superficialidade melódica ou cacoetes travestidos de regionalismo. O marco de partida –o universo popular– está presente, claro. Porém, o que sustenta a edificação dessas “cirandas” são as investigações improvisativas, iluminadas pela versatilidade dos músicos e pela intensidade com que empunham seus instrumentos. Com “Cirandas Brasileiras”, o FLAC conseguiu agigantar o alcance de sua peculiar música: aguardemos, com ouvidos atentos, os próximos passos da dupla.

 ---------------------------------------------
FLAC
Quando: 30 (domingo), às 20h
Onde: Serralheria (R. Guaicurus, 857. Lapa)
Quanto: R$ 10

Nenhum comentário: