FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Apresentando: Anthony Braxton (III)



Os dois concertos que Anthony Braxton apresentará em São Paulo nesta semana, no Sesc Pompeia, fazem parte de seu projeto Diamond Curtain Wall Music. Braxton tem, notadamente desde os anos 1990, desenvolvido diferentes projetos – ou “sistemas” – com características e finalidades diversas, por meio dos quais desenvolve suas composições, como o “Ghost Trance Music” e o “Echo Echo Mirror House”. O Diamond Curtain Wall Music surgiu em meados dos anos 2000 e tem servido de guia para muitos de seus trabalhos mais recentes.
(por Fabricio Vieira




O Diamond Curtain Wall Music é um projeto de Braxton que oferece bastante espaço para a improvisação livre, que aqui se desenvolve em meio a interações com o aparato eletrônico manipulado ao vivo pelo músico e notações gráficas do sistema “Falling River”, que consiste em grandes desenhos coloridos apoiados por pequenos textos, parte de um novo sistema estrutural das composições braxtonianas. Aqui, Braxton utiliza o software de programação SuperCollider para criar estruturas que geram uma nova voz com a qual os instrumentistas dialogam. Dessa forma, se a música, grosso modo, se desenvolve no palco, no momento de cada apresentação, não é possível ignorar a relevância das possibilidades pré-elaboradas pelo compositor. Ou seja, Braxton demarca as trilhas que a múscia irá percorrer, mas sem amarrar o resultado final, que muito depende dos rumos da improvisação desenvolvida em cada oportunidade. Assim, a música gestada pelo grupo sempre será diferente de uma apresentação a outra.  


(Braxton's Diamond Curtain Wall Quartet @ Dom, Moscow - 2008)


A formação do Diamond Curtain Wall costuma variar entre trio, quarteto e quinteto. Ao lado de Braxton nesse projeto costumam estar o trompetista Taylor Ho Bynum e a guitarrista Mary Halvorson. Junto a eles, virá ao Brasil a saxofonista alemã radicada em NY Ingrid Laubrock. Um dos primeiros registros dedicados ao Diamond Curtain Wall apareceu no álbum “Trio (Victoriaville) 2007”, feito ao lado de Bynum e Halvorson. Uma versão em quarteto do projeto surgiu logo depois no disco “Quartet (Moscow) 2008”, com a adição de Katherine Young. Ainda não apareceu editada em disco a versão do quarteto que veremos ao vivo nesta semana. Se as formações e os participantes do Diamond Curtain Wall variam, quem parece nunca faltar às convocações do grupo é Taylor Ho Bynum. Trompetista nascido em Baltimore em 1975, Bynum costuma explorar uma variedade de instrumentos – do pocket trumpet e do flugelhorn ao trombone – e tem se firmado como um dos nomes mais inventivos da atualidade. Muito associado a Braxton, Bynum é diretor-executivo da Tri-Centric Foundation.

Em agosto de 2013, o Diamond Curtain Wall esteve na Antuérpia, Bélgica, onde participou com sua versão quinteto do "Jazz Middelheim Festival Antwerp". Na ocasião, Braxton foi acompanhado por Bynum, James Fei (saxes), Dan Peck (tuba) e Erica Dicker (violino). A apresentação, de cerca de uma hora, foi registrada e transmitida pela Klara FM Radio, de Bruxelas, e pode ser ouvida abaixo.


(Braxton's Diamond Curtain Wall Quintet @Jazz Middelheim Festival Antwerp - August 2013)






--------------------------------------------------------------------------
"ANTHONY BRAXTON - Diamond Curtain Wall Quartet"



 
*Quando: 7/8 (qui), às 21h; e 8/8 (sex), às 21h

*Onde: Teatro / Sesc Pompeia (SP)

*Quanto: R$ 15 a R$ 50



Nenhum comentário: