FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Julho: muita música, diferentes perspectivas



Julho chega com agenda variada, múltiplo cardápio de sons,  diferentes origens e perspectivas, free, jazz, popular, erudito, noise...
Dentre o que há de melhor a ser visto e ouvido, destacamos alguns eventos que rolam próximas semanas...






CIRCUITO DE IMPROVISAÇÃO LIVRE
FLAC + Braz/ Branco/ Galvão Trio

O Circuito de Improvisação Livre, vital para que a cena local se mantenha ativa, traz hoje duas apresentações que prometem muito. Primeiro tem o trio formado por José Luiz Braz (clarinete), João Branco (violoncelo) e Luiz Galvão (guitarra). Depois é a vez do vibrante duo FLAC mostrar  o que se faz com um sax (Andre Calixto) e uma bateria (Flavio Lazzarin).

Quando: 3/7 (sex), às 21h
Onde: Espaço de Cultura Bela Vista / SP
Quanto: R$ 10





--------------------------------------------------------
TONY BEVAN / MAURÍCIO TAKARA
+ (documentário) “Taking the Dog for a Walk

O saxofonista britânico Tony Bevan vem ao Brasil como convidado do festival In-Edit, no qual será apresentado o documentário Taking the Dog for a Walk, que aborda a cena da improvisação livre no Reino Unido. Dirigido por Antoine Prum, o filme traz entrevistas com nomes fundamentais da Europa como John Butcher, Lol Coxhill, John Edwards, Phil Minton, Steve Noble, Eddie Prévost, John Russel, Roger Turner e o próprio Bevan, dentre outros.
Atuando na cena desde os anos 1980, Tony Bevan se especializou no sax baixo – toca ainda tenor e soprano – e tem discos gravados ao lado de figuras como Sunny Murray, Derek Bailey, Barre Phillips e Mark Sanders. Aproveitando sua passagem pelo país, Bevan vai se apresentar em duo com o percussionista Maurício Takara, na Matilha Cultural (SP), após a exibição do documentário. Há alguma chance de Bevan fazer uma gig também fora de SP, mas nada certo ainda...


Quando: 5/7 (dom), às 20h (filme)
Onde: Cinemateca (Sala BNDES) / SP
Quanto: grátis

Quando: 7/7 (ter), às 18h30 (filme); às 21h (show)
Onde: Matilha Cultural/ SP
Quanto: grátis






-------------------------------------------
ANDRE CALIXTO e Avenida 52

O quarteto do saxofonista do ABC paulista Andre Calixto foi criado em 2010, com a ideia de revisitar o som de grandes instrumentistas que se apresentaram nos palcos da famosa 52nd Street, em Nova York. Foi por lá que, especialmente entre as décadas de 1930 e 1950, nasceu muitos clássicos do gênero: o show promete um passeio por um pouco dessa história.


Quando: 9/7 (qui), às 17h
Onde: Sesc Osasco / SP
Quanto: grátis




-------------------------------------------------
GUILLERMO KLEIN e Base de Nave

Guillermo Klein, um dos nomes fortes do piano jazzístico argentino, vem pela primeira vez ao país se apresentar em Belo Horizonte, dentro da programação do Savassi Jazz Festival. Com um quinteto que traz alguns dos destaques do jazz argentino atual – como Sergio Verdinelli, na bateria, e Juan Cruz de Urquiza, no trompete –, Klein apresenta seu projeto Base de Nave. Boa oportunidade para apreciar uma amostra do efervescente jazz da Argentina – infelizmente, nenhum produtor aproveitou a oportunidade para trazer esse pessoal para tocar em São Paulo...


Quando: 11/7 (sab), às 20h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (BH)
Quanto: R$ 10

Quando: 12/7 (dom), às 22h30
Onde: Parque Municipal (BH)
Quanto: 1kg de alimento



-------------------------------- 
HERMETO PASCOAL

Para quem perdeu o grande Hermeto Pascoal na Virada Cultural, está aí uma nova oportunidade para apreciar sua arte. Hermeto faz dois shows gratuitos em São Paulo na próxima semana. A seu lado, estará o grupo composto pelo baixista e percussionista Itiberê Zwarg, Aline Morena (viola caipira e voz), André Marques (piano), Vinicius Dorin (saxes), Fabio Pascoal (percussão) e Marcio Bahia (bateria).


Quando: 11/7 (sab), às 18h
Onde: Galeria Olido / SP
Quanto: grátis

Quando: 12/7 (dom), às 18h
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Quanto: grátis






-------------------
OTIS TRIO

O trio do ABC paulista  volta ao Sesc para mostrar seu mais recente trabalho, “74 Club”, além de temas próprios já clássicos e (possivelmente) algo de novo.  Na apresentação não devem faltar as geniais “Sophisticated Junk” e “Montag’s Dream”. O Otis trio é formado por Luiz Galvão (guitarra), João Ciriaco (baixo) e Flavio Lazzarin (bateria) – normalmente recebem convidados, tocando em formações que vão de quarteto a septeto. Jazz contemporâneo, finas composições, improviso sem amarras.



Quando: 16/7 (qui), às 19h
Onde: Sesc Osasco / SP
Quanto: grátis



------------------------------------------------------
Ensemble Brasileiro de Música Moderna

Formado em 2011, esse quarteto de sopros busca revisitar o repertório contemporâneo, tão negligenciado pelas orquestras mais famosas, sem esquecer os compositores brasileiros. Nas apresentações, costumam tocar temas de nomes como Gyorgy Ligeti, Ryo Noda e Edson Zampronha, além de peças compostas para o próprio grupo. O quarteto é formado por Douglas Braga (saxes), Filipe de Castro (flautas), Osvanilson Castro (fagote) e José Luiz Braz (clarinetes).


Quando: 19/7 (dom), às 12h
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Quanto: grátis



--------------------------------------------------------------------
FIME - Festival Internacional de Música Experimental

Durante dez dias, o Festival Internacional de Música Experimental apresentará uma grande variedade de propostas artísticas tendo como aspecto central a ideia de ruído, com “sua multiplicidade de interpretações e significados”, como diz o programa do evento. O festival ocorrerá em diferentes locais de São Paulo (CCSP, Sesc Consolação, Funarte, MAC, Sala Olido) e, além das apresentações, haverá palestra, mesa-redonda e oficina.

Quando: de 21/7 a 31/7
Onde: diferentes locais de SP
Programação completa em: www.fime.art.br/pt/




Nenhum comentário: